GAEROL

Grupo de Apoio Espírita Rosângela Lima

O GAEROL, ou Grupo de Apoio Espírita Rosângela Lima é um setor do Grupo Espírita Messe de Amor (GEMA), especializado no tratamento da dependência química.

Traz como objetivo o auxílio na recuperação do dependente químico, levando em consideração tudo o que entende como fundamental para esta recuperação, incluindo, o tratamento familiar e espiritual.

Esperamos com isto oferecer ao dependente químico uma chance de recuperação com o olhar transcendental do indivíduo e da doença, detalhe, considerado por nós, primordial para seu bem estar. Uma visão ainda ignorada pela maioria das instituições de recuperação.

Em cada tópico abaixo, iremos dar algumas explicações a repeito de nosso trabalho. Se você desejar saber um pouco mais a respeito em cada tópico clique em - ver mais - assim você estará abrindo o arquivo em pdf que lhe mostrará o conteúdo na íntegra. 

Se você quiser entrar em contato conosco, vá na página CONTATO e preencha o formulário - CLIQUE AQUI.


DEPENDÊNCIA QUÍMICA / DEPENDENTE QUÍMICO

A dependência química é considerada doença pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Uma doença tida como multifária, incurável, progressiva e de determinação fatal.A definição da problemática como doença só foi possível quando se percebeu que seus portadores tinham as mesmas características, ou seja, houve a possibilidade de se isolar sintomas comuns a todos os dependentes químicos; sintomas estes que não respeitavam qualquer diferença que pudesse existir entre eles.

VER MAIS


TRATAMENTO TÉCNICO

Visa a reformulação de vida, envolvendo mudanças de toda ordem no dia a dia do dependente químico. Trabalha com técnicos e conselheiros em dependência química, devidamente formados e capacitados. Aborda os 12 passos de A.A. e N.A. Classifica-se como: narrativo, cognitivo, comportamental e espiritual.Narrativo, uma vez que traz como base terapêutica, o funcionamento de grupos de mútua ajuda, onde as pessoas em tratamento transmitem aos companheiros (com a mesma problemática), suas vivências, recebendo dos mesmos, além do conselheiro, retornos em forma de aconselhamentos. Tem na identificação mútua entre as pessoas sua garantia para os bons resultados.É cognitivo, pois leva ao reformulando todas as informações necessárias para um bom entendimento dos processos aos quais está exposto; tanto na recuperação, como fora dela.Comportamental por que mostra, através de mudanças de atitudes, a princípio pequenas, que só assim serão possíveis grandes realizações.E espiritual, pois pode culminar num processo maior, de socialização e auto conhecimento, onde o reformulando sente a necessidade de participar de maneira mais presente em outros processos edificantes.

VER MAIS


TRATAMENTO FAMILIAR

Quando falamos de atendimento familiar, é importante observar que sua função não é impor valores ou modificações na maneira pela qual a família funciona. Sabemos que todo núcleo familiar tem o seu ciclo de funcionamento, seja ele sistêmico ou não, funcional ou disfuncional.Porém, dentre essas funções, existem algumas que são necessárias para o funcionamento básico e salutar destes núcleos. Neste ponto é que é realizado o tratamento.As bases do tratamento são as mesmas dos dependentes químicos, e não estão restritas as famílias onde existe este problema específico. Pode participar do tratamento qualquer família co-dependente.

VER MAIS


TRATAMENTO ESPIRITUAL

Faz-se necessário, termos uma superficial visualização da problemática espiritual ocasionada pelo consumo do químico, para então falarmos dos métodos espíritas que utilizaremos para este fim.Temos, com o consumo, vários agravantes no que tange a problemática espiritual. Dentre elas, resumidamente, destacamos:A facilidade com que se desenvolvem processos obsessivos, que podem ser por parte de adversários de outras épocas, como também única e exclusivamente, por parte de desencarnados dependentes químicos. O primeiro objetiva algum tipo de vingança descabida; o segundo tão somente a utilização do químico pelas vias fluídicas.Os danos que se causam no perispírito. Segundo Joanna de Ângelis e Manoel Philomeno de Miranda em “S.O.S. Família” e “Nas Fronteiras da Loucura”, dependendo da intervenção danosa ocorrida nas organizações perispirídicas, as consequências podem não ter soluções nesta encarnação.

VER MAIS


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nosso objetivo no GEMA e GAEROL, não é absolutamente, procurar revolucionar o tratamento da dependência química. Não temos esta pretensão. Temos sim, a esperança de que o auxílio da Doutrina Espírita na solução de mais esta mazela realize isto.

Esperamos desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível, levando sempre, a primeiro plano, as exigências desta Doutrina que nos abençoa. Contamos com a colaboração de todos que desejem nos ajudar, lembrando que o melhor auxílio que podem nos oferecer é a confiança no nosso trabalho, mandando-nos os casos de dependência para o devido tratamento.

Estaremos sempre abertos para sugestões, para tirarmos quaisquer dúvidas, para palestras de esclarecimento, para recebermos novos tarefeiros dispostos a abraçarem essa nova empreitada, enfim, para o que pudermos ajudar.

 Contem conosco!

 Fraternalmente,

 EQUIPE GEMA / GAEROL.